SABONETE NATURAL DE ÓLEO DE PURGA - PINHÃO MANSO


Sabonete de Azeite de Purga - Pinhão Manso

Atividades farmacológicas da Jatrohpa.
Em uma avaliação preliminar de plantas utilizadas em Trinidad & Tobago para o tratamento de problemas de pele, parasitas internos e dor, a Jatropha curcas apresentouuma possível eficácia para estas patologias quando comparado aos seus usos na Ásia (LANS, 2007). Na medicina popular, a Jatropha curcas também é utilizada como hipoglicemiante. RAU e colaboradores relataram que o extracto alcoólico desta espécie vegetal pode activar o PPAR (peroxisome proliferator-activated receptors) que possuem importante função na homeostasia da glicose e do lipídeo metazoan, o que permite relacionar uma possível função no tratamento da diabetes e da dislipidemia (RAU & et al., 2006).

Outra actividade relacionada à Jatropha curcas é sua ação CICATRIZANTE. Num estudo realizado em camundongos, SHETTY e colaboradores verificaram que o extrato bruto de Jatropha curcas L. acelerou o processo de cicatrização de feridas por vários mecanismos ainda não esclarecidos (SHETTY & et al., 2006). Em 1994, SALAS e colaboradores, analisaram o efeito cicatrizante do latex de Jathopha curcas sobre feridas cirúrgicas na pele de camundongos Balb/c. O efeito cicatrizante foi observado apenas nos camundongos machos e doses múltiplas numa concentração acima de 50% apresentavam efeito cáustico sobre a pele tratada (SALAS & et al., 1994).

Uma possível atividade antitumoral também tem sido investigada. Uma proteína denominada de Curcina, purificada das sementes de Jatropha curcas, pode ser utilizada como agente de destruição celular (LUO & etal., 2006). A atividade antimetastática da cursina tem sido aproveitado pela medicina em doses não citotóxicas para o controle de neoplasias (MUANGMAN & etal., 2005). Em outro estudo realizado por LIN e colaboradores, em 2003, foi determinado o efeito antitumoral da curcina de Jatropha curcas, o que sugere um mecanismo relacionado com a atividade da N-glicosidase (LIN & et al., 2003).

Para a avaliação da atividade antiinflamatória, foi realizada uma aplicação tópica de uma pasta preparada a partir do pó da raiz de Jatropha curcas L. em ratos albinos. Essa atividade pode estar associada à mediadores inflamatórios e ao metabolismo do ácido araquidônico produzido pela via da ciclooxigenase (MUJUMDAR & MISAR, 2004). Nos países tropicais, a Jatropha curcas L, também é utilizada, tradicionalmente, como hemostático, o que incentivou a realização de estudos sobre a ação coagulante do látex produzido pela planta. OSONIYI & ONAJOBI, 2003, relataram que o látex dessa planta possui tanto Actividade pró- coagulante, como anticoagulante. Tais actividades puderam ser confirmadas por meio do teste de protrombina (PT) e

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SABONETE NATURAL DE ENXOFRE